Os melhores momentos da vida encontram-se em momentos simples que se tornam inesquecíveis por estarmos acompanhados por pessoas especiais e hoje é um desses momentos.
Boa noite a todos os presentes e formandos!
Bom, lidamos com grandes mudanças. Passar do ensino fundamental onde nem tudo era levado a sério para o ensino médio não foi fácil. Tivemos que abandonar projetos, deixar brincadeiras de lado e criar uma atitude de seriedade, sempre sobrecarregados da pressão dos pais e professores sobre: o que fazer da vida quando o 2º grau acabasse?
Fase de indecisões e de mergulhar fundo nos nossos sonhos ou deixá-los para trás. Arriscar, mesmo correndo o risco de errar. Pensávamos que seria diferente e realmente foi. Tínhamos trago na bagagem do ensino fundamental, grandes questionamentos sobre o que fazer, mas com uma única certeza: conseguiríamos superar nossas dificuldades, e encontrar as respostas que nos fizessem decidir sobre nosso futuro. Descobrir qual seria o norte de nossa bússola.
Hoje estou aqui, representando não só alunos, mas heróis. Sem querer tirar as benfeitoras dos professores. Aprendemos muitas coisas nesse tempo todo e acredito que não apenas eu, mas todos souberam aproveitar tudo o que tiveram a oportunidade de viver e estar: Cada amigo, cada professor, cada colega e principalmente - Não devo deixar de mencionar - cada manhã acordada morrendo de sono, para estarmos novamente reunidos pelo mesmo objetivo que a principio passava na nossa cabeça: o de passar de ano.
Mas fiquei a pensar no que realmente nos queríamos ao ir para a escola e me intriguei com os mais diversos resultados: o de encontrar amigos, o de sair do seu mundo, o de rir. Tem aqueles que realmente querem passar e tem algo pronto para seguir e vão levando a vida tão a sério que não se atrevem a brincadeiras e aqueles a quem eu digo loucos, que não estão tão preocupados com o futuro, ou não demonstram preocupação, mas ao fim, sempre acabam bem.
Em um momento como esses, somos “obrigados” a lembrar as coisas da nossa infância. Tínhamos tudo e ao mesmo tempo nada. Lembro-me de quando subia nos pés de árvore para pegar a manga que estava lá no topo e quando a pegava, percebia que ao acabar de comê-la, estava com o rosto todo sujo de manga e ninguém ligava pra isso. Sempre acompanhávamos as modas, quando surgia um grupo popular todos sempre queriam ser parecidos. É assim até hoje.
Mudamos nosso físico, nossos pensamentos, fomos influenciados. Crescemos. Hoje estamos aqui diante de muitas pessoas para mostrar até que ponto chegou nosso intelecto ou apenas para rir da cara de alguém que dizia que não seriamos capazes. NÓS SOMOS CAPAZES QUANDO QUEREMOS.
Estamos procurando o sorriso de alcançar nossas metas, lutar nas batalhas e alcançar o sucesso! Creio que aqui nos podemos dizer que demos um grande passo, porém com uma pequena tristeza por se tratar do último ano. Convivemos por tanto tempo e de repente o destino nos dá uma rasteira e somos obrigados a dizer “adeus” ou simplesmente um “até logo” que poderá durar anos. Infelizmente a vida é assim.
Perdemos pessoas com o tempo, nos apegamos em muitas coisas! Desligamos-nos do estudo, nos atrapalhamos com apresentações em público, quebramos a cara, choramos de raiva, choramos de emoção, gritamos para espantar os medos, amamos, gargalhamos e tentamos ser nós mesmos, mesmo sabendo que não poderíamos mais ter os mesmos comportamentos que tínhamos antes. Que estava chegando a hora de adquirir certa responsabilidade, ou seja, crescer.
Porém, mesmo assim, soubemos conciliar aquilo que se diria responsabilidade de diversão. Mas nem todo grande sacrifício satisfazia o que o mundo pedia e caímos na frustração de não conseguir deixar todos em pleno acordo.
Ninguém entenderia da mesma forma se explicássemos os sentimentos que tivemos durante esse ano e as fases da nossa vida. Cada um entende de uma forma, outros enfrentaram tudo de forma simples, alguns pareciam tão invisíveis, mas passavam por tudo e de certo iram sentir tanta saudade quanto àqueles que viveram tudo intensamente. Ahh saudade quem não vai sentir?! Mas está ai a vida pela frente para decidirmos o que fazer. Como dizia o sábio Charles Chaplin “tudo depende de mim...”
Se me permitem, gostaria de ler esse belo escrito:
Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio
Marque meia-noite.
É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.
Posso reclamar porque está chovendo... Ou agradecer às águas por
Lavarem a poluição.
Posso ficar triste por não ter dinheiro... Ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício.
Posso reclamar sobre minha saúde... Ou dar graças por estar vivo.
Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria... Ou posso ser grato por ter nascido.
Posso reclamar por ter que ir trabalhar... Ou agradecer por ter trabalho.
Posso sentir tédio com as tarefas da casa... Ou agradecer a Deus por ter um teto para morar.
Posso lamentar decepções com amigos... Ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.
Se as coisas não saíram como planejei, posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar. O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser.
E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma.
Tudo depende só de mim."
Falta ainda muita coisa pela frente! Agradecemos a nossos conhecidos, professores, familiares e principalmente aqueles que nos acompanharam durante todo esse caminho de ensino médio e de vida! Obrigado pelo sorriso, pela lagrima, pela maluquice, pela destreza e pela coragem nos tornamos fortes e, portanto sábios do futuro que está por vir...
Pode ser que a vida se torne uma ciranda para alguns, onde voltas e voltas darão e chegarão a um lugar não muito esperado. Para uns está sendo difícil aceitar que acabou o ensino médio, que ano que vem não precisamos ir para o CEM 404, nos preocupar com exercícios repentinos, ou até com as famosas férias escolares. Tudo vai ser diferente. Para outros a ficha não caiu e imagino que esta só virá a cair quando perceberem que não irão mais ao primeiro dia de aula do ano que vem e que as coisas mudaram. É inevitável!
Mas nem tudo ficará diferente, só será feita de um modo diferente: teremos seguidas sextas-feiras malucas para termos uma pitada de maluquice no nosso cotidiano, jogos de peteca na vida real para jogar e conseguir a vitória, óculos de 3D para ver outros mundos, idas a universidade já não passarão de rotinas de estudante universitário, erros gramaticais e até de fala poderá custar um olho ou um sorriso a depender da profissão. Estamos vendo novos horizontes, delineando novos caminhos, alcançando novos ares. Já ciente das cobranças que o mundo há de nos fazer, alguns com objetivos traçados, outros na indecisão de errar, mas com um fio de linha que agarrarão na incerteza de poder acertar.
Podemos concluir dizendo que levaremos grandes amizades, recordações, ensinamentos, encontramos algumas respostas, mas fomos felizes ao longo desses três anos. Estamos felizes com essa realização. Aqui podemos dizer que encontramos o norte da nossa bússola.
Obrigada!
---------
Abraços e FELIZ NATAL! :*
PUta que pariu caralhOO melhor discurso vai ficar pra sempre na memoria !!!!
ResponderExcluirObrigada! ^^
ResponderExcluir