10 outubro 2012

Compareça: Exposição de Caravaggio no Palácio do Planalto

         Desde quando eu soube que a exposição do Caravaggio viria a Brasília, eu já fiquei eufórica para ir. E então quando encontrei uma oportunidade fui rapidamente até lá e o resultado não foi outro: me apaixonei.
Local da Exposição: Palácio do Planalto 
Data: Todos os dias, das 9h às 19h
Entrada franca
Até: 14/10/2012
São obras belíssimas com contextos fantásticos, até mesmo as que estão inacabadas como a San Girolamo che scrive do século XVII. >> nos deixa encantados com tamanho dom (essa foi uma das palavras que uma colega minha usou pra descrever Caravaggio "Quando se tem o dom, não há ninguém que segure!")
   Os quadros fazem parte de coleções particulares e de acervos de três importantes museus italianos – Galleria Borghese e Palazzo Barberini, em Roma, e Galleria degli Uffizi, em Florença.
        Uma das obras que mais me impressionou não podia ser outra, a Medusa Murtola de 1597. É uma obra fascinante, quanto mais você a olha mais você quer  ficar a contemplar o olhar assustado de Medusa.
Medusa Murtola (1597)
         Todos sabem que na mitologia, a Medusa é uma mulher que ao ser olhada diretamente nos olhos, quem quer que seja se transforma em pedra. Tinha serpentes em sua cabeça e era um ser muito temido, porém era mortal e foi decapitada por Perseu.
         A pintura de Caravaggio retrata o "choque-horror", quando Medusa ao ser decapitada se depara com seu reflexo no escudo ("Um olhar pode matar").
Só não vos trouxe fotos porque a exposição não pode ser fotografada. Mas recomendo pra quem tiver um tempinho e puder ir. É um ensinamento pra vida toda além de poder ver pessoalmente obras que costumamente só vemos em livros.
Até a próxima pessoal. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o comentário, saiba que é a forma mais bonita de nos presentear.